sexta-feira, 22 de maio de 2009

MOVIMENTO ALUNOS UNIDOS SE REÚNE COM NOVO DIRETOR DA FES-BH


Trinta e cinco, dos 100 novos computadores assegurados para agosto. Obras de revitalização do campus também são previstas pelo novo gestor

Representantes do MOVIMENTO ALUNOS UNIDOS se reuniram na quarta-feira, 20/5/2009, com o novo diretor-geral da Fes-bh, Érico Coelho, a fim de cobrar da instituição os compromissos firmados na reunião anterior, em março. Foi apresentado ao diretor documentos com fotos da precária situação de infraestrutura das dependências do campus Prado, além de depoimentos de alunos em forma de textos, que denotavam a revolta dos estudantes em relação ao assunto. Há menos uma semana no cargo, o novo gestor se mostrou bem inteirado das péssimas condições físicas da organização que foi designado para administrar.

Sobre os equipamentos de informática, Érico fez questão de mostrar ao Movimento os 35 novos computadores adquiridos recentemente pela instituição, além de afirmar a compra de outras 70 máquinas, já aprovadas pela Faculdade. Ele se comprometeu a entregar aos estudantes, em agosto deste ano, os 100 novos equipamentos, nos ‘novos ’laboratórios’.

Em relação à depreciação física das instalações da faculdade, como salas esburacadas, limpeza insuficiente dos banheiros e nas dependências do campus, Érico Coelho apresentou ao Movimento um projeto de revitalização para o prédio, que disse estar em aprovação. Trata-se de um planejamento de engenharia que compreenderá obras de reparo e readequação de ambientes. Ele não informou a data prevista para a aprovação, mas diz acreditar dar início ao trabalho em julho, no período de férias dos alunos. Sobre a sala de aula esburacada, dos colegas da História, (leia matéria no blog) novamente enfatizada pelo MAU, o diretor disse que cobrássemos dele solução imediata. É o que já fizemos hoje, através de um e-mail, em que cobramos uma data para a solução do caso.

Na oportunidade, o MOVIMENTO ALUNOS UNIDOS reiterou sua razão de existir, apresentando ao novo diretor sua identidade de instância de mobilização e articulação democrática pelos (e para) os estudantes da Faculdade Estácio de Sá – BH. Érico se colocou aberto ao diálogo com o Movimento, deixando “suas portas sempre abertas” para os alunos, pela qual entraremos quantas vezes forem necessárias. Até que TODOS os itens da pauta de reivindicações dos alunos sejam integralmente atendidos.

A seguir, “Identidade do Movimento Alunos Unidos”, entregue ao diretor para seu conhecimento:

Quem somos
O Movimento Alunos Unidos é uma instância de mobilização e articulação democrática e plural, composta por estudantes da Faculdade Estácio de Sá – BH, que pretende denunciar, discutir e monitorar os rumos da instituição na qual estudam, com o fim de corroborar para a construção de um espaço acadêmico mais eficiente, democrático e melhor para todos.

A que viemos?
Buscamos estabelecer um canal de diálogo construtivo entre alunos e direção, objetivando a discussão e avaliação de implementos e melhorias na presente Faculdade Estácio de Sá - BH. Através de um trabalho parceiro e justo, em prol de ambiente e ensino de qualidade para todos.

Um breve histórico
O Movimento Alunos Unidos foi concebido em meio às imensas filas de atendimento na secretaria, diante da morosidade no atendimento do setor financeiro, em salas de aula lotadas. É fruto da falta de data shows para aulas expositivas, tanto de professores, quanto para apresentação de trabalhos de alunos. É cria da carência de aparelhos reprodutores de mídia DVD, da contratação de professores mal remunerados. Surgiu nos banheiros sujos, de trincos e torneiras quebradas; com mau cheiro. Nasceu dentro dos laboratórios de informática, em que uma parafernália ultrapassada atrasa os estudantes ao invés de auxiliar na produção do conhecimento da academia. O Movimento Alunos Unidos não foi criado, passou a existir. Resultante do descaso, desrespeito e descomprometimento de uma instituição de ensino que há algum tempo vem se esquecendo de educar-se a si mesma.

Um comentário:

  1. Galera do Blog,

    sou estudante da Estácio e gostaria de saber como foi eleito o DCE, pois eu não votei, eu votei pára o CA. Como aluno matriculado tenho direito de exigir estas explicações, pois acho que defvemos exercitar a construção de um movimento estudantil democrático, transparente e honesto. Caso eu não tenha as devidas explicações, vou formar uma comissão eleitoral para impugnar o atual DCE. Quero montar uma chapa com gestão coletiva e um DCE, independente financeiramente da Faculdade, pois os interesses do aluno e da faculdade são diferentes.

    ResponderExcluir