segunda-feira, 16 de março de 2009
Movimento Alunos Unidos arrecada $R45,65
Na última sexta-feira (13), alunos de vários cursos da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte reuniram-se para discutir melhores condições de ensino, transitando pelos assuntos relativos à infraestrutura e à centralização da administração no Rio de Janeiro. Os alunos doaram $R 45,65 para o manifesto que ocorrerá na próxima quinta-feira (19), no estacionamento dos professores. Até o fechamento desta postagem, o Movimento Alunos Unidos, que organiza o manifesto, definiu a compra de duas faixas. Ao longo da semana acompanhe a prestação de contas neste Blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Chega de Axé e humilhação. Devemos exigir a suspensão imediata desta campanha vergonhosa do vestibular axé. Exigimos mais respeito, aqui não é o Rio de Janeiro.
ResponderExcluirÉ importante essa união por parte de nós alunos da Estácio de Sá - BH. Pagamos muito caro e merecemos melhor prestação de serviço. Mesmo aqueles que possuem descontos ou isenção de mensalidade. Fica aqui minha sugestão: Solicitar flexibilidade de vencimento, pois a Estácio virou uma máquina de ganhar dinheiro encima dos juros bancários. Solicitar maior comprometimentos de todos os coordenadores de tudos os cursos desta faculdade. Além do óbvio. Solicitar o respeito de todos os setores de atendimento (secretária, biblioteca entre outros). Por que os alunos da noite não merecem um atendimento direto com o setor Financeiro ao invés daqueles meninos novos que não sabem o que estão fazendo em uma sala improvisada. Meu e-mail é lucasmmuniz@hotmail.com
ResponderExcluirPor problemas técnicos, eu acredito, não consegui comentar o post solicitando nossos contatos. Respondo, então, a este. Meu e-mail de contato é flavinhapbh@yahoo.com.br
ResponderExcluirEsse movimento começou furado. Eu apoiava, mas revi alguns conceitos e percebi que de democrático esse movimento não tem é NADA!
ResponderExcluirPrimeiro, disseram que representantes dos alunos vão participar da reunião com a diretoria. Agora, QUE REPRESENTANTES SÃO ESSES? Eu não votei em ninguém para me representar. Algumas pessoas se auto-denominaram representantes e carregam a voz de centenas de alunos de forma irresponsável.
A coleta de reivindicações foi feita de maneira porca. Não houve sequer um método seguro aplicado para o levantamento prévio das questões a serem tomadas, apenas uma discussão desorganizada e cheia de bla bla bla. Putz, uma simples enquete com os alunos já resolveria isso.
Outra coisa, vejo que a maioria das reclamações são sobre a falta de infra-estrutura da faculdade (laboratórios e secretaria). Ok, a coisa não é das melhores, mas vocês aí, senhores representantes, simplesmente IGNORARAM as questões educacionais. Temos professores vergonhosos na instituição, aulas chatas, com conteúdo regurgitado e alunos sem nenhuma motivação. Temos professores que quando não são autoritários são completamente perdidos. Não temos nenhum controle do conteúdo das aulas (exceto por alguns raros professores que nos disponibilizam o programa), o cronograma do semestre é apenas jogado de forma incompleta aos alunos.
NÃO HÁ DIDÁTICA!!!! Se for para ter aulas expositivas entediantes, prefiro ler um livro no conforto da minha casa.
Fica registrada minha indignação para com este movimento falso e mal organizado por um punhado de gente que tem a soberba de pensar que pode se denominar representante dos alunos sem qualquer votação!
Diego,
ResponderExcluirPelo que eu lí lá no seu comentário, você também tem muitas reclamações sobre a faculdade.
Acho que seu post lá foi um tanto quanto "rispido" e desnecessário.
Se você tem tantas reclamações, e tantas criticas ao movimento sugiro que você crie o seu e não fique parado coma bunda na cadeira sem fazer absolutamente nada. Todos os alunos da faculdade foram convidados a comparecer na reunião para discutir sobre os aspectos negativos da instituição. Porque você não foi lá e colocou este ponto ?
Respeite o movimento porque pelo menos está sendo organizado por pessoas que não querem estudar em um lixo que se denomina faculdade.
A iniciativa foi tomada, isso ja é o começo.
Os ditados sempre são corretos. "Muito ajuda quem não atrapalha".
Por favor continue sendo omisso. Pessoas como você que aceitam a barbarie que fazem conosco em nosso dia-a-dia acadêmico realmente são desnecessárias.
Realmente fico impressionado com a quantidade de pessoas passivas e omissas existentes em nosso meio. Não fazem absolutamente NADA e ainda se julgam no direito de criticar as atitudes dos outros. Sendo que estas atitudes irão beneficia-lo.
Simplesmente LAMENTÁVEL.
Continue passivo e omisso e por favor não atrapalhe quem quer estudar em uma faculdade de verdade.
Ou melhor, fique no conforto da sua casa e leia o seu livro.
*OBSERVAÇÃO
Que fique bem claro, não estou na organização do movimento. Apoio completamente a atitude dos alunos em se reunir para tentar melhores condições de estudo. Afinal é um direito pois todos pagam caras mensalidades.
Interessante uma pessoa vir criticar meu posicionamento sem ter ao menos a coragem de se identificar.
ResponderExcluirMuito interessante.
O Movimento Alunos Unidos é a favor de críticas, sugestões e propostas. Creio que o colega Diego Marques tem o direito de colocar sua posição e se expor da maneira como vem fazendo. A partir do momento que dei a minha cara e o meu nome em todas as salas da FESBH, em uma verdadeira via sacra, para convidar alunos para se reunir em prol de mesmas pautas, já contava com a vinda de críticas, desde as mais construtivas até as mais inóspitas.
ResponderExcluirMas é preciso dizer que o Movimento Alunos Unidos tem sim o respaudo dos colegas, inclusive, registrado na noite de ontem, em nossa última assembléia. Estamos nos organizando como classe, não apenas fazendo um ajuntamento humano para gerar volume de gente. O Movimento foi criado para ser um canal de comunicação entre a diretoria e os alunos, para defender e atender a interesses coletivos, da classe estudantil da faculdade. Estamos tentando, da melhor maneira que conseguimos até então, uma melhor articulação entre nós, alunos.
Nada neste mundo nasce pronto, mas passa por um processo de concepção e crescimento. Nada nesse mesmo mundo fica estanque, parado, mas em constante mutação, transformação. É lógico que falhas acontecem e continuarão acontecendo, mas o diferencial será em como contornaremos os obstáculos que nos surgirem. Não por meio de rixas pessoais, reduzindo a umbigos, questões que ultrapassam nossos próprios quadrados.
Colegas, precisamos contar uns com os outros. Nós somos o Movimento Alunos Unidos da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.
Estou esperando o Sr. Anônimo se identificar.
ResponderExcluirO Moçada, isso aqui é um blog sério, e não para ficar de picuhinhas, que bom Diego que vc tem coragem de falar e mostras cara, tem gente que não tem.
ResponderExcluirMas por favor de um voto de confiança a quem levantou esta bandeira, tudo no começo é meio confuso, mas não podemos ficar nos pegando aos detalhes. Começar algo não é o difícil, difícil mesmo é manter as atitudes,então vamos ajudar aqueles que querem melhorar nossa vida estudantil, traga para nós comentários e críticas também, mas construtivas, de nada adianta ficar mostranto problemas e defeitos ajude-nos a consertá-los isso sim é o importante.
Pessoal da Comissão, favor postar logo cedo o fechamento da reunião de hoje, para sabermos se terá ou não manifestação.
Sólembrando um detalhe que um dos colegas colocou ontem na reunião, sobre o Vestibular do AXÉ: Nessa reunião é importante estabelecer prazos e deixá-los avisados, caso as promessas não sejam compridas até a data combinada as manifestações irão ocorrer, a idéia do abraço às portarias no dia do vestibular é bacana, mas só se, a direção não cumprir o prometido.
Deixo aqui meu nome e e-mail.
Gabriela Magalhães
gaby.magalhaes@hotmail.com.
Abraços e vamos com fé....
é melhor deixar postado o nome dos representantes deste movimento para evitar qualquer tipo de problema ou duvida.
ResponderExcluireu já procurei me informar no procon e também sugeri uma materia a globo minas, pois acredito que mesmo com o movimento a faculdade vai tentar enrolar até onde puder e se houver uma presão maior é possivel que um pouco de respeito seja aplicado aos alunos, ja que pagamos para estudar, fizemos prova de vestibular (e não só 1 redação) e desejamos ter um ensino digno.
Direitos (míninos) do Aluno:
ResponderExcluir- fazer perguntas que julgar convenientes para seu melhor esclarecimento, com educação e sem atrapalhar a aula;
- ser ouvido em suas reivindicações e sugestões por quem de direito e, se for problema da classe, que haja consenso;
- utilizar-se da Biblioteca e Laboratórios de Informática com acesso a Internet obedecidas as normas estabelecidas para este fim; - utilizar-se, sempre que possível, as instalações e dependências da Faculdade, na forma e nos horários para isso reservados;
- ser respeitado, sem discriminação de credo religioso, de convicção política, de raça e de cor;
- ser orientado em suas dificuldades;
- ser ouvido em suas queixas ou reclamações;
- receber seus trabalhos e tarefas corrigidos e avaliados;
- recorrer do resultado das avaliações de desempenho, no prazo, após a publicação da nota.
Olá, Alunos Unidos,
ResponderExcluirestou orgulhosa do direcionamento e da seriedade do movimento e espero que o clima de respeito e bom senso não seja quebrado por nenhum aluno que acabaria, portanto, se igualando aos que desrespeitam seus direitos como alunos e cidadãos. Parabéns e continuem firmes...
Prefiro não me identificar, simplesmente por que minha posição é estritamente burocrática.
ResponderExcluirCreio que vocês, participantes deste movimente, já devem ter ouvido falar que o DCE que a Estácio tinha era levado de qualquer jeito e que hoje ele nem existe mais. Devem ter também, espero, ter ouvido ou até participado das reuniões e assembléias no ano passado para a criação de um CA de Comunicação.
Não sabiam?... Não participaram ou não quiseram se manifestar?
O que venho aqui dizer, caros colegas, é que este movimento é muito interessante, só que está passando em cima da legalidade. O CA de Comunicação da Estácio de Sá tem estatuto votado em assembléia geral de alunos e o que faltou para chamar as eleições foi a participação de vocês, estudantes, que não se interessaram e sequer participaram das reuniões e assembléias, que foram divulgadas em todas as salas, inclusive com edital afixado no quadro de cada sala...
O interesse de se manifestar agora não é errado, mas por que não fazer isso de forma correta, possibilitando aos estudantes que votem em quem achar de fato que os representem?
Bem.. deixo aqui então este recado.. e caso achem que o que disse é certo e que vale a pena.. partcipem, mas não por cima da instituição e sim dentro dela.
Olá, amigos. Por acaso li os seus comentários. Acredito que já surgiu a inquietação e a consciência dos direitos dos discentes. Agora e ver que atitude tomar e que forma vai atingir o ponto que voces querem. A união do grupo se faz necessário para atingir os objetivos seus. Após uma assembléia,reunam todos que pensem de forma convergente e debatam a exaustão os pontos chaves de suas reivindicação. Depois elaborem um abaixo assinado com a assinatura de todos e peçam ao Diretor para assinar comprometendo a fazer o que for combinado. Apos uma reunição com ele, elaborem um termo de compromisso assinado por ele se comprometendo a dar andamento a tudo que voces solicitaram.Brigas ou picuinhas, nao resolvem nada e atrapalha muito. Pode colocar tudo a perder. Abraço.
ResponderExcluirboa tarde
ResponderExcluirvendo os comentarios, e admirando a causa de voces, eu gostaria de fazer uma pergunta:
2 anos apos esta iniciativa(se for contado pela data dos comentarios e claro), voces tiveram alguma melhora na instituiçao, obtiveram alguma soluçao?
estou pensando em me matricular na estacio em bh, e gostaria de saber se realmente estou fazendo uma boa escolha.
agradeço muito a atençao