sexta-feira, 3 de abril de 2009

MOVIMENTO ALUNOS UNIDOS GANHA APOIO DE PESO

Representante do MAU reúne-se com Ziraldo, o criador de Menino Maluquinho.
O escritor alerta os estudantes para a necessidade da leitura: “É preciso ler, ler muito”


Literatura, política e jornalismo marcaram o encontro do cartunista Ziraldo com a militante do Movimento Alunos Unidos (MAU), Lorena Campos. Durante o bate-papo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o cartunista lembrou os tempos em que era estudante do Centro Acadêmico Afonso Pena (Caap), na Faculdade de Direito da UFMG, e incentivou o MAU, afirmando que os estudantes têm que lutar por um melhor ensino no Brasil e, principalmente, pelos ideais políticos.

Ziraldo afirmou que cabe aos movimentos estudantis uma tarefa peculiar no atual contexto: disseminar conhecimento e incentivar a leitura. “Iniciativas simples podem conduzir ao hábito da leitura. Observar o homem e escrever sobre si mesmo é uma delas”, afirmou o escritor. E completa: “É preciso entender as humanidades e, dessa forma, o interesse pela leitura flui”, disse o cartunista.

Ziraldo é autor do clássico infantil Menino Maluquinho, vencedor do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. O livro também rendeu premiações internacionais, roteiro para cinema, ópera e desenho animado. Mas para quem pensa que Ziraldo encerra-se no cartum e nas habilidades literárias, engana-se. Teatrólogo, artista plástico e jornalista, o mineiro, nascido em Caratinga, refugiou-se no Rio de Janeiro e ganhou notoriedade internacional com a sua obra.

Nos anos de chumbo Ziraldo fundou, junto a outros jornalistas e escritores, um dos mais importantes veículos de resistência e de oposição ao regime militar,O Pasquim. Para Ziraldo, que chegou a ser preso no Forte de Copacabana durante a ditadura, O Pasquim foi um “importante celeiro para os humoristas pós-68”.

Leia também

Menino Maluquinho ganha versão on-line

3 comentários:

  1. Olá, tenho uma pergunta a fazer, notei que a ultima postagem foi em maio de 2009 gostaria de saber como anda a estacio hoje em dia um ano após a data da ultima postagem, serei estudante da faculdade logo depois de junho, a estácio acatou as revindicações da MAU? Apesar de tudo em questão de professores a faculdade é satisfatória? Aguardo resposta grata.

    ResponderExcluir
  2. A estácio tem me importunado com e-mails e outras formas de contato sobre esse curso de farmácia que deixei de cursar desde 2013. tenho comprovante de cancelamento e tudo mais.
    Tem me importunado também, com o aditamento do fies, que o mesmo suspendi logo quando tranquei a matricula .
    Segundo um atendente, consta que estou ativo como aluno e pelo fies. E ambos não estou ativo de fato.
    Quero providencias!!!

    Me arrependo de ter conhecido esta instituição!!!

    ResponderExcluir
  3. Video game developers of the game - VIVIA - Videodl.cc
    Vivi was launched in 2012 for PC (with PC) and Android (with Windows and Linux) console. Developer(s): Konsutan Game Developer youtube mp3

    ResponderExcluir